Regimento Interno





PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE
SUBSECRETARIA DE PROMOÇÃO, ATENÇÃO PRIMÁRIA E VIGILÂNCIA EM SAÚDE (SUBPAV)
SUPERINTENDÊNCIA DE INTEGRAÇÃO DAS ÁREAS PROGRAMÁTICAS
COORDENADORIA DE SAÚDE DA AP 3.2


POLICLÍNICA e CMS RODOLPHO ROCCO

REGIMENTO INTERNO







Outubro 2013


INTRODUÇÃO


O presente documento, a seguir designado por Regimento Interno, objetiva-se a descrever a estrutura física e funcional, das unidades de saúde Policlínica e CMS Rodolpho Rocco. Assim como, a articulação da unidade com a rede de saúde do município do Rio de Janeiro.
 Constitui um compromisso entre todos os elementos da equipe e define a forma de articulação entre os diversos profissionais, as competências atribuídas a cada grupo profissional, incorporando as orientações estabelecidas pela Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro.

A POLICLÍNICA RODOLPHO ROCCO (antigo PAM DEL CASTILHO), funcionava na Rua Apacê, desde a Década de 60, até 1982, sendo então removido para o endereço atual, Estrada Adhemar Bebiano, 339 (antiga Estrada Velha da Pavuna), no Bairro de Del Castilho.
Pertencia ao antigo Ministério da Previdência e Assistência Social, passando ao Ministério da Saúde e sendo Municipalizada em março de 1999. Inicialmente PAM Del Castilho e a partir de 23/06/99, PAM RODOLPHO ROCCO pelo decreto 17664 em homenagem ao Ilustre Médico Psiquiatra Dr. Rodolpho Rocco.
Em 2007, com implantação da nova estrutura passou a denominar-se POLICLÍNICA RODOLPHO ROCCO.
Definida no TEIA (Território Integral de Atenção a Saúde) como referência secundaria, oferece atendimento em diversas especialidades e Centro de Especialidade Odontológica (CEO), atendimento em serviços complementares de diagnóstico de baixa complexidade, emergência clínica de baixa e media complexidade com leitos de curta permanência, emergência psiquiátrica para surtos e agudizações, com triagem, avaliação e internações de curta permanência.
Completando nosso perfil de atendimento, dispomos de serviço de atenção básica que oferece serviços aos usuários de territórios ainda sem cobertura de estratégia de saúde da família.
Em apoio às ações programáticas, acadêmicas, culturais e de educação continuada em saúde, a unidade conta com centro de estudos- com capacidade para 80 pessoas e pequena biblioteca- e sala de reuniões/grupos com capacidade para 40 pessoas.   Possui como recursos audiovisuais, TV, DATASHOW, RETROPROJETOR e DVD.
Como compromisso precípuo estabelece ações de capacitação para servidores, profissionais das clínicas de família, residentes em saúde coletiva e mental, além de psiquiatria; bolsistas e estagiários com atuação de nossos supervisores e preceptores, contribuindo na formação e capacitação de diversos profissionais da área de saúde.
A unidade integra o programa de voluntariado, de prestadores de serviços comunitário da SMS e o projeto da Secretaria de Qualidade de Vida “Lar do Idoso” com apoio em diversas ações da unidade, atividades manuais, de dança e lazer e acolhimento dos apenados com ações sócio-educativas.
Em 2012 foi inaugurada anexa a Policlínica um equipamento de Estratégia de Saúde da Família que recebeu o nome de CMS Rodolpho Rocco. As unidades partilham serviços como a farmácia, RX, sala de vacina, além da emergência para casos mais agudos.

CAPÍTULO I


1 - IDENTIFICAÇÃO DA UNIDADE


POLICLÍNICA RODOLPHO ROCCO - CAP 3.2
Estrada Adhemar Bebiano, 339 - Del Castilho
Telefone:       (21)38820577
FAX:   (21)38846418
EMAIL:           pamrrocco@rio.rj.gov.br
CNPJ:                        03.307.934/0001-97
CNES:           2270471
Área Total:    30.000m2
Área Construída:     10.000m2
Acessibilidade:        A Unidade está localizada numa via principal contemplada por várias linhas de ônibus, garantindo assim melhora na promoção e manutenção da saúde.
Capacidade Instalada:       80 salas de atendimento ambulatorial, com profissionais de nível superior, 20 salas independentes compõem a estrutura para atendimento de emergência nos diversos segmentos.
Presta atendimento em diversas especialidades médicas como: clínica médica, pediatria, neurologia, psiquiatria, endocrinologia, gastroenterologia, ortopedia, angiologia, infectologia, otorrinolaringologia, oftalmologia.

 

ESTRUTURA DE PRESTAÇÃO DE ASSISTÊNCIA EM SAÚDE


.Atendendo também nas linhas de cuidado a saber:  de Hipertensão Arterial e Diabetes, Tuberculose, Doenças Sexualmente Transmissíveis, Planejamento Familiar, Imunização, Prevenção do CA de Colo Uterino e de Mama, Pé Diabético, Adolescente, Saúde Bucal, Centro de Especialidade Odontológica (CEO) e Outras atividades como Pólo de Asma Infantil, SISVAN, Transtornos de desenvolvimento Escolar, Assistência Pré-Natal, Acolhimento Mãe-Bebê e saúde mental envolvem o grupo.

1.1  - Profissionais Atuantes: A unidade possui cerca de 600 profissionais atuando em diferentes categorias. A estrutura de prestação de assistência em saúde é constituída por médicos, dentistas, psicólogos, enfermeiros, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, nutricionistas, fisioterapeutas, assistentes sociais, agentes administrativos. Outros profissionais envolvidos na assistência, referidos no CNES

2 - ÁREA GEOGRÁFICA DE ATUAÇÃO


Situada na área geográfica da AP 3.2, nos limites de vários bairros da zona norte e adjacências do Complexo do Alemão na cap 3.1.
Definida no TEIA como referência secundária para as especialidades médicas, atende através do SISREG todas as unidade da SMSDC.
Especificamente na atenção psiquiátrica emergencial a cobertura desta especialidade contempla as áreas 3.1, 3.2 e 3.3.




CAPÍTULO II

MISSÃO, VISÃO E VALORES


1 – MISSÃO

Prestar atendimento resolutivo em saúde como referência secundária para todas as unidades de saúde. Prestar atendimento em atenção básica para clientela adstrita definido no TEIAS. Ser unidade formadora de profissionais, através de residências, estágios e treinamento para profissionais da ESF.

2 – VISÃO

Tornar-se uma policlínica de fato, sendo referência em assistência secundaria e unidade assistencial de ensino.
Desenvolvimento de um relacionamento, o mais estreito possível, entre o usuário, o médico assistente e a gestão, para que os indicadores de saúde possam ser otimizados.

3 – VALORES

Ética, Integralidade, Competência, Espirito público- compromisso com o SUS. Incentivo as atividades científicas, incremento à reflexão sobre saúde.
Comprometimento – sentir-se responsável, envolver-se com os objetivos e necessidades da prestação de serviço em saúde.
Construir um ambiente de trabalho marcado por respeito, transparência e condições adequadas de trabalho.

 








CAPÍTULO III


ESTRUTURA ORGÂNICA E SEU FUNCIONAMENTO


1 - ESTRUTURA INTERNA GERAL:


-Estrutura de gestão
-Estrutura de prestação de assistência em saúde

ESTRUTURA DE GESTÃO


A Estrutura de Gestão da Policlínica inclui:

Organograma
-Direção Geral
-Divisão de Atenção Integral a Saúde
-Divisão de Gestão Administrativa
-Assistente de Direção
-Coordenação de Linhas de Cuidado
-Setor de Odontologia
-Setor de Farmácia
-Setor de Fisioterapia
-Serviço de Clínica Médica
-Seção de Enfermagem
-Seção de Informação, Controle e Avaliação.
-Seção de Recursos Humanos
-Seção de Arquivo e Documentação Médica
- Seção de Imagem
- Seção de Laboratório
ATRIBUIÇÕES:

DIREÇÃO GERAL: Coordenar as atividades da equipe multiprofissional garantindo o cumprimento das metas pactuadas, do regulamento interno e das diretrizes estabelecidas em conjunto com os órgãos gestores da Secretaria Municipal de Saúde, Coordenadoria de Área Programática e Conselho Distrital de Saúde
Promover a integração entre todos os níveis de complexidade da Policlínica (atenção básica e atenção especializada em emergência) e seus serviços complementares, conforme elenco de atribuições preconizados em cada cargo do organograma.
Incentivar, fortalecer e integrar as Unidades de Saúde da Coordenadoria de Saúde da AP 3.2.
Monitorar o Sistema de Informações avaliando e intervindo, instrumentalizando os níveis hierárquicos superiores na revisão e formulação das ações programáticas.

DIVISÃO DE ATENÇÃO INTEGRAL A SAÚDE:        Executar e supervisionar as diretrizes necessárias ao desenvolvimento dos planos de ação para a Unidade, nos seus diversos níveis técnicos:
Serviços de Apoio Diagnóstico e Terapêutico;
Clínica Médica,
Ginecologia e Obstetrícia;
Pediatria;
Enfermagem;
Emergência Clínica e Psiquiátrica;
Clínicas Especializadas;
Nutrição;
Serviço Social;
Odontologia;
Serviços de Reabilitação Física;
Métodos Gráficos (EEG; ECG)
Setor de Imagem (Raio X e USG);
Raio X Odontológico;
Laboratório de Prótese;
Patologia Clínica;
Farmácia;
Comissões (Ética Médica, Óbito, Prontuário, CCIH)

DIVISÃO DE GESTÃO ADMINISTRATIVA:     Supervisionar a execução das atribuições concernentes a Recursos Humanos, Informação Controle e Avaliação e Infra Estrutura e Logística. Fazer cumprir todos os contratos terceirizados da SMSDC (vigilância patrimonial, manutenção predial, limpeza, alimentação, auxiliar operacional, controle de qualidade laboratorial, manutenção de aparelhagem de suporte a área médica, controle de material e estoque de farmácia e prestação de contas do fundo rotativo da Policlínica). Organizar operacionalmente o setor de zeladoria e transporte. Estruturar e encaminhar as ações que redundem em queixas na OUVIDORIA.

ASSISTENTE DE DIREÇÃO:      Assessorar as Direções nas ações pertinentes às atribuições supra citadas.
Coordenação de Linhas de Cuidado: com as seguintes atribuições: supervisionar, avaliar, contabilizar e encaminhar as estatísticas  garantindo estrutura quanto a insumos, impressos, sensibilizar profissionais em treinamentos específicos estipulados pelo Nível Central visando à melhoria na qualidade assistencial. Organizar em conjunto com a enfermagem o atendimento nas linhas de cuidado e campanhas de detecção, prevenção de agravos e promoção de cuidados.
Setor de Odontologia:        Subordinado ao SATD, com as seguintes responsabilidades: Prestar assistência odontológica com atenção primária e secundária no CEO de acordo com as diretrizes da Secretaria. Controle do RH, Controle de insumos e impressos; Avaliação das marcações x demanda reprimida, disponibilizar vagas para as especialidades odontológicas no SISREG. Produzir indicadores da assistência prestada. Supervisionar alunos em estágio.
Setor de Farmácia:  Subordinado ao SATD, com as seguintes responsabilidades: Prestar assistência farmacêutica a usuários e profissionais da unidade. Controle de RH, controle do estoque de medicamentos – SIGMA e colocação em prática do Curso de Gestão em Farmácia (assistência farmacêutica). Atender em conjunto a clínica da família. Funcionar como almoxarifado farmácia da cap3.2. Supervisionar alunos em estágio.
Setor de Fisioterapia:         Subordinado ao SATD, com as seguintes responsabilidades: Prestar assistência fisioterápica ao pacientes, trabalhar em conjunto o NASF garantindo referência adequada ao paciente. Controle de RH, controle de insumos, notificação ao chefe imediato de qualquer anormalidade pertinente aos equipamentos e planejamento de projeto para inclusão de pacientes na reabilitação. Supervisionar alunos em estágio.
Serviço de Clínica Médica:           Subordinado a DAIS, com as seguintes responsabilidades: Controle de RH (escalas, faltas e remanejamentos internos); executar os programas de saúde pertinentes ao serviço com avaliação e gerência dos seguintes programas: programa de hipertensão e programa de diabetes, pólo de insulina; prestar assistência clínica formulando diagnóstico e plano terapêutico; participar de estudos e pesquisas para estabelecimento de protocolos terapêuticos e em reuniões de todos os níveis. Levantamento de vagas iniciais para serem disponibilizadas aos usuários elegíveis para os diversos programas da clínica médica.
Seção de Enfermagem:     Subordinado a DAIS, com as seguintes responsabilidades: Controle do RH (escalas-ambulatório, emergência, imunização e programas; falta e remanejamentos internos), supervisão e execução das atividades técnicas e auxiliares das ações de enfermagem, controlar a utilização de materiais de consumo de acordo com as normas estabelecidas e necessidades da área, orientar e supervisionar técnicas de utilização de materiais de consumo de acordo com as normas estabelecidas e necessidades da área, orientar e supervisionar técnicas de utilização e manuseio de equipamentos e materiais, fornecer aos órgãos competentes os dados necessários à elaboração da estatística global e apropriação de custos. Supervisionar alunos em estágio.
Seção de Informação, Controle e Avaliação:    Subordinado a DGA, com as seguintes responsabilidades: análise dos indicadores gerenciais, digitação de todo o sistema de produção da Unidade através do Gerenciador de Informações Locais-GIL, acompanhamento do desenvolvimento de ações de saúde e avaliação do faturamento da Policlínica subsidiado pelo GIL.
Seção de Recursos Humanos:    Subordinado a DGA, com as seguintes responsabilidades: Executar as atividades relativas ao RH, registro sistemático das informações funcionais e de benefícios dos servidores, estudo e emissão de parecer, quando solicitado sobre atos administrativos e assuntos de pessoal pertinentes aos servidores de saúde, registro de movimentação interna de pessoal, administração dos subsistemas de controle e manutenção de RH, controle de pessoal lotado no Órgão e a fiscalização dos prestadores de serviço em atividade no mesmo, divulgação dos direitos e deveres do pessoal lotado no Órgão, orientação quanto ao cumprimento de normas e procedimentos, atualização do cadastro de funcionários na Ficha de Cadastro do Estabelecimento de Saúde (FCES).
Seção de Nutrição: Apoio aos programas de diabetes, hipertensão, pré-natal e bolsa família. Suporte de refeições aos funcionários que trabalham em período integral e pacientes internados; controle de qualidade da alimentação recebida por empresa fornecedora terceirizada. Supervisionar alunos em estágio.
Serviço Social:         Múltiplas ações caracterizam o setor: busca ativa aos portadores Tuberculose (BK), aos suspeitos de lesão precursora ou com CA de Colo de Útero, HIV positivo, vítimas de acidente de trabalho, vítimas de violência doméstica – crianças e mulheres, grupo de recepção da saúde mental, bolsa família, programa do adolescente, avaliação e orientação aos usuários mantidos na emergência, que não tenham identificação pessoal e endereço de domicilio, agilização na necessidade de consulta que demandem brevidade.
Seção de Arquivo e Documentação Médica:    Subordinado a Direção, com as seguintes responsabilidades: zelar pela guarda de boletins de atendimento, prontuários e fichas de pronto atendimento, conforme legislação específica. Organizar a retirada de prontuários para suporte as consultas dos profissionais. Organizar o atendimento nas alas. Fazer abertura de novos prontuários. Fazer agendamento de retornos e confirmação de consultas no sisreg. Responder sobre veracidades de atendimentos, cópias de prontuários e boletins de atendimento quando solicitados. Fazer recepção e acolhimento dos usuários que chagam a unidade.
Seção de Imagem: Tem atribuição de oferecer serviços em imagem e laudos para pacientes e profissionais. Proceder às marcações e controles de ultrassonografia. Zelar por equipamentos, insumos e rotinas do setor. Controle de RH, controle da proteção radiológica de todos os funcionários. Acionar assistência técnica para consertos e preventivas dos equipamentos. Supervisionar alunos em estágio.
Seção de Laboratório: Realizar exames laboratoriais dentro das possibilidades oferecidas na unidade. Zelar por equipamentos, insumos e rotinas do setor. Controle de qualidade dos exames processados no serviço e/ou enviados para laboratório de apoio. Acionar assistência técnica para consertos e preventivas dos equipamentos. Controle de RH, supervisionar alunos em estágio.

2 - COORDENAÇÃO INTERNA E COOPERAÇÃO INTERDISCIPLINAR


Os profissionais envolvidos no atendimento estão distribuídos em alas específicas com recepções nas clínicas especializadas e pequenas secretarias de clínicas básicas.
No que concerne ao setor de Emergência, os pacientes são triados para atendimento em consultórios odontológicos, ortopédicos, clínicos e pediátricos. Dependendo da complexidade do caso, podem ser medicados e liberados ou encaminhados para exames complementares, sala de observação, sala de parto, curativo ou sutura, sala de gesso, sala de hipodermia, sala de cuidados especiais, sala de reanimação, sala de isolamento respiratório, sala de nebulização ou enfermaria adulto e criança.
Quanto à Emergência Psiquiátrica o atendimento é feito segundo demanda espontânea e remoções oriundas do SAMU e Corpo de Bombeiros. Após avaliação pelo plantonista, podem ser medicados e liberados para acompanhamento ambulatorial ou Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), medicados e internados em curta permanência (capacidade de seis leitos), ou encaminhados para internação no Instituto Nise da Silveira ou Hospital Ronaldo Gazolla.

COMUNICAÇÃO INTERNA:

Pautada por suporte de informática, telefonia, memorandos e circulares, quadros de aviso, reuniões de equipe e chefias, comunicação interpessoal.
Também facilitada pela distribuição das especialidades em alas específicas, pela programação visual e por impresso próprio, para encaminhamento multidisciplinar e/ou o aparato de exames complementares de diagnóstico (Imagem-Laboratório-Métodos Gráficos).

COMUNICAÇÃO EXTERNA:

Presença da Direção e de seu Quadro Técnico Administrativo em reuniões na SMS, CAP, do Conselho Distrital de Saúde, Foruns de fluxos, grupos de trabalho e capacitações, documentação impressa e e-mails.

 

CAPÍTULO IV

COMPROMISSO ASSISTENCIAL


1 – HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DA UNIDADE E COBERTURA ASSISTENCIAL


A Unidade encontra-se aberta em seu ambulatório de 07:00hs às 17:00hs de segunda  a sexta-feira, e durante 24 horas  de segunda a domingo em seu Setor de Emergência, incluindo a Emergência Psiquiátrica.

2 – DEFINIÇÃO DA OFERTA DE SERVIÇOS


Definição da organização e caracterização dos serviços prestados pelos diversos grupos profissionais na Unidade.

2.1CARTEIRA BÁSICA DE SERVIÇOS
Oferta de Serviços: Conjunto de Cuidados Gerais de Saúde nas diferentes fases da vida no seu contexto familiar e social. Integra cuidados de promoção de saúde e preventivos, acolhimento personalizado. É realizado no espaço físico da Unidade por qualquer Profissional, atendendo às necessidades identificadas.
l  CARTEIRA BÁSICA DE SERVIÇOS: Vacinação, consulta aberta (SPA), consulta agendada, acompanhamento social, grupos e acolhimento.
Atividades de grupos em diversas linhas como da mulher, da criança, do idoso. Realizadas em diversos momentos da semana, em geral no centro de estudos. Atende a todo o público da unidade.
As consultas nas especialidades são agendadas via sisreg direto nas unidades solicitantes. Consultas nas clínicas básicas são agendadas para as áreas de cobertura da unidade, por demanda espontânea no caso da pediatria, por agendamento das unidades via cap 3.2. Em casos avaliados pelo acolhimento ou por demanda referenciada em serviços já pactuados com outras unidades.
l  CARTEIRA ADICIONAL DE SERVIÇOS Cantoterapia, dança de salão, artesanato, academia carioca de saúde e grupo de caminhada.
São atividades adicionais geradores de ganhos em Saúde, desenvolvidos no âmbito da Unidade, e destinam-se principalmente aos idosos, hipertensos e diabéticos.
Os serviços são abertos à demanda e também são referenciados por profissionais da unidade.

 

3 - ABERTURA DE PRONTUÁRIO E MARCAÇÃO DE CONSULTA


3.1. - Abertura do Prontuário Médico
Para abertura do prontuário médico são necessários os seguintes documentos:
-Documento de Identidade
-Documento comprobatório de local de residência
l  LOCAL: Documentação médica
l  De 2 a 6 feira, de 8:00 as 12:00h
l  Pedido de abertura de prontuário

3.2 – Marcação de Consulta
1. Saúde Bucal:
l  Atenção Básica- para todos os pacientes da área de cobertura da Policlínica.
l  CEO- via SISREG para todas as unidades, inclusive para a demanda interna.
2. Atenção Básica:
l  Clinica médica e ginecologia: iniciais no acolhimento para a área de cobertura
l  Horário:8 as 15h, retorno na própia secretaria
l  Pediatria:iniciais na secretaria e retorno com o próprio médico.

3.Especialidades:
Todas as especialidades são agendadas via sistema de regulação – SISREG.

4.Saúde Mental:
l  Grupo de recepção: dirigir-se com encaminhamento, identidade e comprovante de residência.
l  Local: ala 5 (sala 6 e 7) as 5ª feiras as 8:00h.

5.FONOAUDIOLOGIA:
l  Triagem
l  Horário e local:última 2ªmanhã e 6ª feira tarde do mês no setor de fono.

6.NUTRIÇÃO:
l  Local e horário: com encaminhamento na ala 8, de 8 as 16 horas.

7.FISIOTERAPIA:
l  Avaliação da equipe, de segunda a sexta, de 8 as 15 horas. Via sisreg.

8.EXAMES COMPLEMENTARES:
l  Laboratório: demanda livre diariamente de 7 as 9 horas.
l  Radiologia: demanda livre, exceto exames com preparo que são agendados.
l  Ultrassonografia: :agendamento diário no setor de radiologia.
l  Eletrocardiograma: agendamento diário no setor.

3.2.2 - Objetivos Específicos da agenda
-Cumprimento em curto prazo de 80% da agenda médica.
-Seguir protocolos de encaminhamento nas especialidades, conforme recomendado pela secretaria. Orientar aos profissionais o fluxo correto de uso das guias de referências.
-Fortalecer sistemas de informações (avaliação e monitorização) de procedimentos oferecidos e não informados.


3.2.3-CADASTRO NO GIL E CARTÃO SUS:
l  LOCAL:SICA/Documentação Médica
l  HORÁRIO:DE 2 A 6 FEIRA , DE 8:00 AS 12:00h.

4 - PROCEDIMENTOS


-Referência para Internação:       Sistema de Regulação de Vagas- SISREG III e VAGA ZERO. Vagas pactuadas para transferência dos pacientes psiquiátricos.
-Planejar com pelo menos sessenta dias de antecedência a ausência do profissional em razão de Eventos Científicos e Educação Médica continuada.
-Renovação de receituário de doentes crônicos realizado pelo Médico Assistente ou na sua ausência por Médico Autorizado pela Direção, mediante cópia da prescrição e/ou análise do prontuário médico.
-Exames solicitados por médicos externos: colocação da solicitação no sisreg.
-Emissão de laudos médicos para o INSS, Vale Transporte, Curatela e Acidente do Trabalho, via protocolo de solicitação na zeladoria, na consulta médica ou no serviço social para os casos de benefícios.
-Encaminhamento de cópias de prontuários ou boletins de atendimento, para o cumprimento de mandados de órgãos judiciais.
-Emissão de atestados liberatórios para atividades físicas e para fins escolares.
-Respostas às solicitações dos ofícios para validação dos atestados médicos emitidos por profissionais da Unidade (veracidade do atestado).

CAPÍTULO V

FORMAÇÃO E COMPROMISSO COM A QUALIDADE


1 - FORMAÇÃO


1.1 - Desenvolvimento Profissional Contínuo
-Estímulo da Secretaria Municipal de Saúde, das Sociedades Científicas e da Direção com reuniões interdisciplinares periódicas como incentivo as atividades científicas.

2-COMPROMISSO COM A QUALIDADE


-Avaliação de indicadores específicos.
-Auditorias internas de qualidade.
-Aferição do grau de satisfação do usuário.
-Ouvidorias.
-Relacionamentos com outras estruturas da Rede de Saúde do Estado do Rio de Janeiro, indispensável nas referências, contra-referências e internações médicas.

CAPÍTULO VI

DISPOSIÇÕES FINAIS E TRANSITÓRIAS


-Monitorização e avaliações constantes com orientação da equipe quanto ao objetivo assistencial a alcançar.
-Integração entre as atividades da Policlínica e as das clínicas de família e unidades básicas da área.
-Rigor na captação e nas inscrições dos principais programas: Hipertensão, Diabetes, Planejamento Familiar e Saúde Infantil (Coordenação de Programas). Monitoramento da observância aos protocolos de agravos prioritários. Incentivos à adoção de práticas cotidianas complementares ao tratamento.
-Garantir agilidade na marcação de exames complementares de maior complexidade, solicitados pelos Médicos Assistentes e indispensáveis ao diagnóstico e conseqüente plano terapêutico, através de monitoramento constante do sisreg.
-Cumprir todas as orientações, recomendações, solicitações e protocolos emanados da SMSDC.


CMS RODOLPHO ROCCO

1. Identificação
A Unidade Centro Municipal de Saúde Rodolpho Rocco localiza-se na Rua Lago Verde,  – Del Castilho.  
Atualmente, abriga 06 equipes de saúde da família – AMARO HAMATI; SANTA LUZIA; PERIANTÃ; TIMBÓ; LAGO VERDE e ITAOCA. Cada equipe é composta por médico de família, enfermeiro, técnico de enfermagem; agente comunitário de saúde, agente de vigilância e administrativo. Comporta duas equipe de saúde bucal( cirurgião-dentista; técnico em saúde bucal e auxiliar de consultório dentário)que dividem-se para dar suporte a três equipes de saúde da família cada uma.
Apoiada pelo Núcleo de apoio a Saúde da Família (NASF), contendo uma equipe multiprofissional de psiquiatra, terapeuta ocupacional, psicólogo, fisioterapeuta, nutricionista.
A unidade realiza os seguintes serviços: Imunização, Curativos, Farmácia, Visita Domiciliar, Coleta de Exames em Patologia Clínica, Teste do Pezinho, Triagem pré-natal, Coleta de escarro (BAAR), Eletrocardiograma adulto e criança, acompanhamento do Bolsa família, Academia Carioca, Coleta de Preventivo, Planejamento Familiar, Pré-Natal, Puericultura, Acolhimento Mãe Bebê, Grupo de Gestantes, Atividades de Educação em Saúde na unidade e no território, grupo de dança para a terceira idade; grupo anti-tabaco; atendendo também as linhas de cuidado de Hipertensão Arterial, Diabetes, Tuberculose, Idoso, criança, hanseníase.
Seu funcionamento acontece de segunda a sexta – 07h as 20h e sábados de 08h as 12h.
Telefone : 3868 4243 / ramal 2120.
Blog: cmsrodolphorocco.blogspot.com



2- Missão, Visão, Lema e Valores

 Missão
            Acolher o usuário de maneira humanizada, valorizando a singularidade do sujeito e do território, identificar e responder as suas demandas, visando oportunizar uma maior autonomia, com co-responsabilização. Promover através da equipe multidisciplinar um atendimento de qualidade e eficiência.

Visão
Aprimorar-se na qualidade de ofertar saúde de maneira equânime.

 Valores
Humanização, responsabilidade compartilhada, integralidade, qualidade, escuta sensível e ética.
Responsabilidade compartilhada implica em vínculos solidários promovendo saúde de qualidade.

3-Território

Está programado para atendimento a uma população de até 24 mil pessoas, abrangendo os bairros de Del Castilho e parte de Inhaúma.
Contempla 12 unidades escolares no seu território e com esta mantém parceria para a avaliação da saúde escolar, assim como a promoção de saúde nestes grupos.
Como outros parceiros têm a Associação de Moradores do Everest, o Corbi e a fábrica da Plus Vita.
Relaciona-se abaixo o território compreendido pela unidade:

3262 - AMARO HAMATI (AMARELA)


MICRO ÁREA (01)
Lagoa Clara





Lago Verde




MICRO ÁREA (02)
Lagoa Redonda







MICRO ÁREA (03)
Chapadinha





Palmeira do Norte







MICRO ÁREA (04)
Lagoa Redonda






MICRO ÁREA (05)
Lago Verde





Novo Oriente







MICRO ÁREA (06)
Lagoa Clara




























3261 - TIMBO (ROSA)


MICRO ÁREA (01)
Além Paraíba






Além Paraíba (777)




Sertanopolis







MICRO ÁREA (02)
Democraticos



EudoroBerlink


Justiniano de Serpa





MICRO ÁREA (03)
Amacena





Cambucá




Guarajuba




MICRO ÁREA (04)
Fernades Valdez



Alvaro do Cabo


Madga


Miraluz





MICRO ÁREA (05)
Santa Mariana



Miguel Burnier

Aguaraiba

Estrada do Timbó

Manoel de Moraes

MICRO ÁREA (06)
Marialva



Mallet


Rolandia


Av. Itaóca


PAC Blc. 11 e 12








3260 - LAGOA VERDE (VERDE)


MICRO ÁREA (01)
Itaóca (1833 a 2751)















MICRO ÁREA (02)
Aporá (01 a 230)



Acari

Aripibui


Adhemar Bebiano (876 a 1600)

MICRO ÁREA (03)
Travessa Everest













MICRO ÁREA (04)
Travessa Everest (Rio Timbó)











MICRO ÁREA (05)
Itaóca (2015)











MICRO ÁREA (06)
Itaóca (1833 a 2751)













3258 - PERIANTÃ (AZUL)

MICRO ÁREA (01)
Nova (Beira do Rio)
Ivurarema
Jaó
Periantã
MICRO ÁREA (02)
Vila Jesuania
Vila Acorizal
MICRO ÁREA (03)
Ibirapitanga
Teguagalpa
Tangafeme
Rua 02 Final
Beco rua 9
MICRO ÁREA (04)
Vila Glauco
MICRO ÁREA (05)
Vila Telémaco
Vila Moipara
Praça Aloandia
Vila Sérvio Túlio
Vila Ascanio
MICRO ÁREA (06)
Icamiabas
Paná - Paná
Castro Lopes (lado par 68 a 224)
Dona Emilia (lado par 12 a 64)

3259 - ITAÓCA (MARROM)

Dona Emilia (lado ímpar 05 a 61)
CRISTINA (01)
Itaquera
Amaro Hamati
Av. Itaoca (2358 a 2910)
Travessa Possolo
Expedicionário Monçores
Av. Itaoca
MICRO ÁREA (02)
Upitanga
Aitanga
Turimã
Estrada Adhemar Bebiano (1185 Bl 01)
MICRO ÁREA (03)
Castro Lopes (Lado Impar)
Colatina
Aguara
Afonso Bebiano
Guimirim

MICRO ÁREA (04)
Ateneu
Irapó
Guapitanga
Cuité
Adhemar Bebiano (1521 a 1931)
MICRO ÁREA (05)
Estrada Adhemar Bebiano (1185 Bl 02, 03, 04, 06, 07, 08 e as casas)
MICRO ÁREA (06)
Mark Sutton
Aporá (167 a 227)
Acari (240 a 579)
Estrada Adhemar Bebiano (2030 a 2138)
Estrada Adhemar Bebiano (1185 Bl 05)
3285 - SANTA LUZIA (VERMELHA)
MICRO ÁREA (01)
Castro Lopes
Pastor Martin Luther King (2423, 2100, 2120)
Padre Januário
Praça 24 de Outubro
Paiva Brito


MICRO ÁREA (02)
Dona Emília (63, a partir 65)
Teixeira de Macedo
MICRO ÁREA (03)
Engenho da Rainha 316 Rua E
Engenho da Rainha 316 Rua F
Emboraí
Castanhal
Guarapuava
Laudelino Nogueira
MICRO ÁREA (04)
Geolandia - Lado Par
Engenho da Rainha 283 (Casarão)
Dona Luiza
Doutor Nicanor
Engenho da Rainha 316
MICRO ÁREA (05)
Doutor Othon Machado
Estr. Adhemar Bebiano 2747 a 2853 / 2931 3003
Detetive Le Coke
Macedo Costa
Roberto Marcondes
MICRO ÁREA (06)
Alcides de Oliveira
Manoel de Souza
Engenho da Rainha 316 Rua A a D
Levindo Lopes






4- Estrutura Orgânica e seu Funcionamento

1 -Estrutura Interna Geral:
        A Unidade de Saúde da Família está organizada em :
        -Estrutura de Gestão
   - Numa estrutura de prestação de cuidados de saúde.

       a)Estrutura de Gestão:
        - Gerente da Unidade
   - Administrativos

       b) Estrutura de Prestação de Cuidados da Saúde:
06 Equipes de Saúde da Família
02 Equipe de Saúde Bucal
-  Equipe do NASF (Psiquiatra, psicólogo, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, nutricionista e educador físico).

Organização de funcionamento:
A unidade está organizada no seguinte formato:

Acolhimento:
De responsabilidade de todos os profissionais que compõem a unidade. Objetiva-se a escuta ativa da demanda relatada pela população, visando melhoria do atendimento prestado ou cessão de uma queixa específica. Através dessa tecnologia viabiliza-se a vinculação do usuário a esta unidade ou direcionamento do mesmo a sua unidade de referência.
Possibilita a diminuição do descontentamento da população e esclarece sobre o novo modelo de saúde implantado.


Agendamentos:
A unidade realiza atendimento por todos os profissionais já relacionados à população pertencente ao território adscrito, através do cadastramento das famílias em domicílio. Cabe ressaltar que todos os usuários, independente de território, que chegarem a unidade em situação de urgência, serão acolhidos e direcionados ao atendimento imediato.
Os atendimento são organizados em marcações de horários, com intervalos mínimos de 20 minutos. Todos os profissionais de nível superior realizam atendimento e estaintegralidade é um dos diferenciais da Estratégia em Saúde da Família.
Os agendamento são efetuados pela procura espontânea do usuário, por identificação da equipe ou após uma consulta médica, enfermeiro ou dentista. Nesta situação, o usuário deve se reportar ao guichê de sua equipe e esperar o atendimento.
Em casos de necessidade são realizadas consultas conjuntas, dependendo do caso. É solicitado ao profissional do NASF da região (psicólogo, nutricionista, educador físico, terapeuta ocupacional, psiquiatra e fisioterapeuta) uma interconsulta com os membros das equipes. O NASF funciona como apoiador e facilitador na continuidade do atendimento.
Demanda espontânea
Atendimento realizado ao usuário que apresenta qualquer queixa de saúde ou bem estar. Após informar sua condição ao ACS que encontra-se no guichê destinado a sua equipe, o mesmo será direcionado para avaliação (classificação de risco) com o enfermeiro (preferencialmente de sua equipe). Este procedimento resulta em esclarecimentos, consulta pelo enfermeiro, agendamento em consulta médica para outra data, atendimento médico no mesmo dia ou indicação de participação em um ou mais grupos de saúde da unidade.
Grupos de saúde
Acontecem com data, horário e tema previamente agendados. Os usuários convidados a pertencer aos grupos são comunicados pela equipe. Os mesmos ocorrem na própria unidade ou em qualquer outro local do território.
Atendimento domiciliar (VD)
Realizado por todos os profissionais da unidade, prioritariamente para os acamados, restritos ao domicílio. Compreende também a estratégia de busca ativa de faltosos em consultas e usuários em situação precária de saúde. Todas as visitas são acompanhadas pelo Agente comunitário responsável pela família.
Além disso, há possibilidade de realização de alguns procedimentos em domicílio como: curativos, coleta de material laboratorial, imunização, avaliação antropométrica, entre outros.
Promoção de Saúde
Realizada por todos os profissionais da unidade. Procurando sempre abordar temas que venham de encontro às necessidades e carências dos usuários, ou que sejam preconizados pela Secretaria ou pelo Ministério e que melhorem os indicadores de saúde.

Imunização
Atualmente é realizada na sala de vacina da Policlínica Rodolpho Rocco. No entanto, o controle vacinal é garantido pelo cartão espelho que é inspecionado pelo Técnico de Enfermagem responsável equipe da família.
Curativos
        Realizado, preferencialmente com agendamento, em sala própria destinada somente a este procedimento, o usuário é acolhido pelo agente comunitário de saúde (Posso ajudar) e encaminhado para esta sala.   Podendo ser atendido pelo Técnico de Enfermagem, Enfermeiro ou médico que lhe assiste.
Sala de procedimentos
       Local destinado a realização de procedimentos técnicos como aplicação de medicações injetáveis, aferição de pressão, glicemia, nebulização, etc. Os pacientes que realizam mapa de pressão e glicemia serão acolhidos pelo ACS (posso ajudar) e direcionados para a sala de procedimentos para que possam ser atendidos pelo técnico de enfermagem.
O acompanhamento antropométrico das famílias contempladas pelo Bolsa família também são efetuadas neste espaço, os usuários são direcionados pelo profissional que encontra-se no Posso Ajudar.
Sala de coleta
        Local destinado à coleta de material para exame laboratorial (coleta de sangue, recebimento de escarro, urina, fezes).


Esterilização
        Realizado em sala própria com autoclave hospitalar – material odontológico é lavado e embalado pelos auxiliares de saúde bucal, e o material médico cirúrgico é lavado e embalado pelos técnicos de enfermagem.
Expurgo
        Sala aonde será levada os instrumentais odontológicos e médicos para serem lavados, secos e embalados para a esterilização.
Sala da mulher
         Local onde a mulher tem uma sala preparada especialmente para o seu atendimento. Exame médico, ou consulta com o Enfermeiro, coleta de preventivo, consulta de pré- natal. No entanto, todos os consultórios estão preparados para estes atendimentos.
Sala da Criança
Ambiente terapêutico preparado para o atendimento deste grupo e sua demanda. Realizado pelo profissional médico, enfermeiro e NASF.

Academia Carioca
Espaço composto por aparelhos para atividade física, seu horário de funcionamento é segunda – feira, quarta – feira e sexta – feira. O usuário é indicado pelo profissional médico como “habilitado” a freqüentar as aulas. O educador físico realiza avaliação necessária e o mesmo inscreve-se em uma das turmas.
Priorizam-se os grupos de saúde: Hipertenso, Diabético; Terceira Idade e Obesidade.


5- Atribuições dos profissionais das equipes saúde da família

As atribuições globais abaixo descritas podem ser complementadas com diretrizes e normas da gestão local.

a) – SÃO ATRIBUIÇÕES COMUNS A TODOS OS PROFISSIONAIS:

I - Participar do processo de territorialização e mapeamento da área de atuação da equipe, identificando grupos, famílias e indivíduos expostos a riscos, inclusive aqueles relativos ao trabalho, e da atualização contínua dessas informações, priorizando as situações a serem acompanhadas no planejamento local;
II - Realizar o cuidado em saúde da população adscrita, prioritariamente no âmbito da unidade de saúde, no domicílio e nos demais espaços comunitários (escolas, associações, entre outros), quando necessário;
III - Realizar ações de atenção integral conforme a necessidade de saúde da população local, bem como as revistas nas prioridades e protocolos da gestão local;
IV - Garantir a integralidade da atenção por meio da realização de ações de promoção da saúde, prevenção de agravos e curativas; e da garantia de atendimento da demanda espontânea, da realização das ações Programáticas e de vigilância à saúde;
V - Realizar busca ativa e notificação de doenças e agravos de notificação compulsória e de outros agravos e situações de importância local;
VI - Realizar a escuta qualificada das necessidades dos usuários em todas as ações, proporcionando atendimento humanizado e viabilizando o estabelecimento do vínculo;
VII - Responsabilizar-se pela população adscrita, mantendo a coordenação do cuidado mesmo quando esta necessita de atenção em outros serviços do sistema de saúde;
VIII - Participar das atividades de planejamento e avaliação das ações da equipe, a partir da utilização dos dados disponíveis;
IX - Promover a mobilização e a participação da comunidade, buscando efetivar o controle social;
X - Identificar parceiros e recursos na comunidade que possam potencializar     ações intersetoriais com a equipe, sob coordenaçãoda SMS;
XI- Garantir a qualidade do registro das atividades nos sistemas nacionais de informação na Atenção Básica;
XII - Participar das atividades de educação permanente; e
XIII - Realizar outras ações e atividades a serem definidas de acordo com asprioridades locais.

b)FUNÇÕES E ATRIBUIÇÕES DO GERENTE

1. Reportar-se ao supervisor da UBS da instituição parceira;
2. Administrar a UBS conforme as diretrizes do SUS (eqüidade, integralidade,            igualdade, hierarquização) do PSF e da SMSDC;
3. Administrar a UBS em estreita relação com a instituição parceira SPDM;
4. Administrar a UBS em estreita relação com a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil;
·     Articular a UBS com os outros níveis da SMSDC (Coordenação, Interlocutores NASF/AP 3.2)
6. Identificar, manejar e resolver os conflitos e problemas pertinentes ao serviço;
7. Manter a instituição parceira informada sobre os problemas e encaminhamentos;
8. Facilitar a integração das equipes de PSF e demais profissionais de saúde da UBS com a comunidade;
9. Estimular as equipes a trabalharem conforme diretrizes do PSF (territorialização, cadastramento, diagnóstico de saúde, enfoque familiar, integralidade da assistência, trabalho em equipe, intersetorialidade, controle social, planejamento e avaliação e educação permanente);
10. Discutir os problemas e necessidades da UBS com o representante da parceira SPDM e Interlocutores NASF/CAP 3.2 atendendo ao que for recomendado nestes encontros;
11. Cumprir com atribuições e determinações propostas e pactuadas pela equipe de coordenação;
12. Repassar as informações de interesse do serviço para os profissionais de saúde da UBS;
13. Avaliar e monitorar as atividades das equipes de PSF e dos demais profissionais de saúde da UBS;
14. Assegurar que as metas pactuadas pela SMSDC com a parceira sejam alcançadas;
15. Cooperar na elaboração de relatórios técnicosmensal e anual do PSF, descrevendo as principais atividades realizadas, identificando obstáculos e prover recomendações;
16. Utilizar os sistemas de informação de saúde disponíveis para monitoramento / avaliação e planejamento das ações;
17. Atuar para garantir e melhorar a qualidade das informações de saúde;
18. Assegurar a aplicação dos programas e protocolos da SMSDC;                     
19. Incentivar as equipes de saúde da UBS a desenvolver ações de promoção à saúde e de cidadania;
20. Manter informadas a Coordenação Geral da SPDM e a CAP 3.2, sobre o desenvolvimento do PSF nas equipes e na unidade de saúde;
21. Representar a UBS em reuniões administrativas e técnicas junto à parceira e SMSDC, conselho gestor e/ou outras reuniões técnico científicas;
22. Respeitar o saber popular;
23. Incentivar a pesquisa e produção de trabalhos científicos;
24. Estimule a participação das equipes de PSF nas reuniões mensais com a comunidade;
25. Desenvolver outras atividades conforme for determinado e acordado.

c) ATRIBUIÇÕES DOS ADMINISTRATIVOS:

 I – Assessorar o Gerente e realizar atividades administrativas garantindo o cumprimento dos objetivos e regulamentos internos e do manual de boas práticas.
II – Ter seus horários conforme o funcionamento da unidade e respectivos setores.
III - Identificar as necessidades de formação na área administrativa.
IV – Registrar, analisar, arquivar, conferir e enviar as correspondências, circulares, normativas, circulares informativas, convocatórias e orientações técnicas produzidas pela unidade, direção geral, da saúde, circulares e ofícios da Segurança Social, procedendo  o seu encaminhamento.
V- Registrar toda a legislação para seu conhecimento e aplicação, procedendo ao seu encaminhamento.
VI – Manter atualizado o registro de ausências programadas de profissionais da unidade.
VII – Promover a elaboração das instruções de trabalho para o manual de boas práticas.
VIII – Participar das reuniões administrativas da unidade.

6- ESTRUTURA DE PRESTAÇÃO DE CUIDADOS

            A estrutura de prestação de cuidados é constituída por: Gerente, Médicos, Enfermeiros, Administrativos, Técnicos em  Enfermagem,Técnicos em Radiologia, Agentes comunitários, Cirurgiões Dentistas,Técnico de Saúde Bucal e Auxiliar de Saúde Bucal e NASF.  Organizados em equipes cujas atribuições são descritos no ponto seguinte:

d) SÃO ATRIBUIÇÕES ESPECÍFICAS
           Além das atribuições definidas, são atribuições mínimas específicas de cada categoria profissional, cabendo ao gestor municipal ou do Distrito Federal ampliá-las, de acordo com as especificidades locais.

Do Agente Comunitário de Saúde:

I - Desenvolver ações que busquem a integração entre a equipe de saúde e a população adscrita à UBS, considerando as características e as finalidades do trabalho de acompanhamento de indivíduos e grupos sociais ou coletividade;
II - Trabalhar com adscrição de famílias em base geográfica definida, a microárea;
III - Estar em contato permanente com as famílias desenvolvendo ações educativas, visando à promoção da saúde e a prevenção das doenças, de acordo com o planejamento da equipe;
IV - Cadastrar todas as pessoas de sua microárea e manter os cadastros atualizados;
V - Orientar famílias quanto à utilização dos serviços de saúde disponíveis;
VI - Desenvolver atividades de promoção da saúde, de prevenção das doenças e de agravos, e de vigilância à saúde, por meio de visitas domiciliares e de ações educativas individuais e coletivas nos domicílios e na comunidade, mantendo a equipe informada, principalmente a respeito daquelas em situação de risco;
VII - Acompanhar, por meio de visita domiciliar, todas as famílias e indivíduos sob sua responsabilidade, de acordo com as necessidades definidas pela equipe; e
VIII - Cumprir com as atribuições atualmente definidas para os ACS em relação à prevenção e ao controle da malária e da dengue, conforme a Portaria nº 44/GM, de 3 de janeiro de 2002.

Nota: É permitido ao ACS desenvolver atividades nas unidades básicas de saúde, desde que vinculadas às atribuições acima.

Do Enfermeiro:

I - Realizar assistência integral (promoção e proteção da saúde, prevenção de agravos, diagnóstico, tratamento, reabilitação e manutenção da saúde) aos indivíduos e famílias na USF e, quando indicado ou necessário, no domicílio e/ou nos demais espaços comunitários (escolas, associações etc), em todas as fases do desenvolvimento humano: infância, adolescência, idade adulta e terceira idade;
II - Conforme protocolos ou outras normativas técnicas estabelecidas pelo gestor municipal ou do Distrito Federal, observadas as disposições legais da profissão, realizar consulta de enfermagem, solicitar exames complementares e prescrever medicações;
III - Facilitar a relação entre os profissionais da Unidade Básica de Saúde e ACS, contribuindo para a Organização da demanda referenciada;
IV - Organizar e coordenar grupos específicos de indivíduos e famílias em situação de risco da área de atuação dos ACS; e
V - Planejar, gerenciar, coordenar e avaliar as ações desenvolvidas pelos ACS;
VI- Supervisionar, coordenar e realizar atividades de educação permanente dos ACS e da equipe de enfermagem;
VII - Contribuir e participar das atividades de Educação Permanente do Auxiliar deEnfermagem; e
VIII - Participar do gerenciamento dos insumos necessários para o adequado funcionamento da USF.

Do Médico:

I - Realizar assistência integral (promoção e proteção da saúde, prevenção de agravos, diagnóstico, tratamento, reabilitação e manutenção da saúde) aos indivíduos e famílias em todas as fases do desenvolvimento humano: infância, adolescência, idade adulta e terceira idade;
II - Realizar consultas clínicas e procedimentos na USF e, quando indicado ou necessário, no domicílio e/ou nos demais espaços comunitários (escolas, associações etc);
III - Realizar atividades de demanda espontânea e programada em clínica médica, pediatria, ginecoobstetrícia, cirurgias ambulatoriais, pequenas urgências clínico-cirúrgicas e procedimentos para fins de diagnósticos;
IV - Encaminhar, quando necessário, usuários a serviços de média e alta complexidade, respeitando fluxos de referência e contrareferêncialocais, mantendo sua responsabilidade pelo acompanhamento do plano terapêutico do usuário, proposto pela referência;
V - Indicar a necessidade de internação hospitalar ou domiciliar, mantendo a responsabilização pelo acompanhamento do usuário;
VI - Contribuir e participar das atividades de Educação Permanente dos ACS, Auxiliares de Enfermagem;
VII - Participar do gerenciamento dos insumos necessários para o adequado funcionamento da USF.

Do Auxiliar e do Técnico de Enfermagem:

I - Participar das atividades de assistência básica realizando procedimentos regulamentados no exercício de sua profissão na USF e, quando indicado ou necessário, no domicílio e/ou nos demais espaços comunitários (escolas, associações etc);
II - Realizar ações de educação em saúde a grupos específicos e a famílias em situação de risco, conforme planejamento da equipe;
III - Participar do gerenciamento dos insumos necessários para o adequado funcionamento da USF.
                                                                                                                               
Do Cirurgião Dentista:

 I - Realizar diagnóstico com a finalidade de obter o perfil epidemiológico para o planejamento e a programação em saúde bucal;
II - Realizar os procedimentos clínicos da Atenção Básica em saúde bucal, incluindo atendimento das urgências e pequenas cirurgias ambulatoriais;
III - Realizar a atenção integral em saúde bucal (promoção e proteção da saúde, prevenção de agravos, diagnóstico, tratamento, reabilitação e manutenção da saúde) individual e coletiva a todas as famílias, a indivíduos e a grupos específicos, de acordo com planejamento local, com resolubilidade;
IV - Encaminhar e orientar usuários, quando necessário, a outros níveis de assistência, mantendo sua responsabilização pelo acompanhamento do usuário e o segmento do tratamento;
V - Coordenar e participar de ações coletivas voltadas à promoção da saúde e à prevenção de doenças bucais;
VI - Acompanhar, apoiar e desenvolver atividades referentes à saúde bucal com os demais membros da Equipe de Saúde da Família, buscando aproximar e integrar ações de saúde de forma multidisciplinar.
VII - Contribuir e participar das atividades de Educação Permanente do TSB, ASB e ESF;
VIII - Realizar supervisão técnica do TSB e ASB; e
IX - Participar do gerenciamento dos insumos necessários para o adequado funcionamento da USF.

Do Técnico em Saúde Bucal (TSB):

I - Realizar a atenção integral em saúde bucal (promoção, prevenção, assistência e reabilitação) individual e coletiva a todas as famílias, a indivíduos e a grupos específicos, segundo programação e de acordo com suas competências técnicas e legais;
II - Coordenar e realizar a manutenção e a conservação dos equipamentos odontológicos;
III - Acompanhar, apoiar e desenvolver atividades referentes à saúde bucal com os demais membros da equipe de Saúde da Família, buscando aproximar e integrar ações de saúde de forma multidisciplinar.
IV - Apoiar as atividades dos ASB e dos ACS nas ações de prevenção e promoção da saúde bucal; e
V - Participar do gerenciamento dos insumos necessários para o adequado funcionamento da USF.

Do Auxiliar de Saúde Bucal (ASB):

I - Realizar ações de promoção e prevenção em saúde bucal para as famílias, grupos e indivíduos, mediante planejamento local e protocolos de atenção à saúde;
II - Proceder à desinfecção e à esterilização de materiais e instrumentos utilizados;
III - Preparar e organizar instrumental e materiais necessários;
IV - Instrumentalizar e auxiliar o Cirurgião Dentista e/ou o TSB nos procedimentos clínicos;
V - Cuidar da manutenção e conservação dos equipamentos odontológicos;
VI - Organizar a agenda clínica;
VII - Acompanhar, apoiar e desenvolver atividades referentes à saúde bucal com os demais membros da equipe de saúde da família, buscando aproximar e integrar ações de saúde de forma multidisciplinar;
VIII - Participar do gerenciamento dos insumos necessários para o adequado funcionamento da USF.

Atribuições do Técnico de Farmácia nas Clínicas da Família
I – Efetuar o controle de estoque de medicamentos da farmácia, ter sempre a disposição planilhas com dados como consumo mensal, estoque crítico, estoque máximo para orientar os ajustes que se fizerem necessarios no estoque, como remanejamentos e solicitações extras. Verificar sempre as datas de vencimento dos medicamentos, de forma a não ter perda principalmente por causa de vencimento. Comunicar ao farmacêutico a presença de medicamentos com vencimento curto.
II – Receber, conferir e acondicionar medicamentos e materiais – o recebimento implica em examinar os itens entregues verificando os seguintes aspectos: quantidade, qualidade e documentação e verificar se os itens entregues estão em conformidade com especificação constante na nota. Os medicamentos que necessitam de acondicionamento especial (como termolábeis e medicamentos sujeitos a controle especial) dever ser acondicionados imediatamente à entrega.
III- Organizar e zelar pela conservação dos medicamentos – manter a Farmácia organizada. Os medicamentos devem ser organizados por ordem de validade (os medicamentos com vencimento mais curto devem ser mantidosa frente dos medicamentos com validade maior). Quanto a organização, as prateleiras devem ser organizadas de forma a facilitar o trabalho na farmácia, os medicamentos devem ser separados preferencialmente por forma farmacêutica e a organização deve ser feita de forma a evitar equívocos.
IV-Solicitar reposição de medicamentos - os medicamentos que estiverem com os estoques próximos ao estoque crítico devem ser solicitados à CAP de forma a evitar desabastecimento. Essas solicitações devem ser feitas excepcionalmente, principalmente quando houver algum aumento de consumo devido a sazonalidades, por exemplo. As solicitações extras, se feitas de forma constante, significa que há algum equívoco na programação de medicamentos da unidade.
V- Fornecer dados de consumo de medicamento, a farmácia deve dispor de meios para que se tenha um controle sobre os medicamentos dispensados diretamente, a quantidade dispensada de cada medicamento deve ser somada para que se tenham dados confiáveis sobre o consumo médio mensal, para realizar a programação de medicamentos de forma correta, minimizando as perdas e também o excesso de medicamentos na unidade de saúde.
VI-Dispensar medicamentos, com a supervisão do farmacêutico – a dispensação é o ato de fornecer medicamentos mediante a apresentação de uma prescrição feita por profissional capacitado para tal. A dispensação deve ser feita com atenção e conferida de forma a evitar erros, quando o usuário apresentar alguma dúvida, o farmacêutico deve ser acionado. Em alguns casos, a dispensação será feita pelo farmacêutico, que verificará a necessidade de fornecer informações mais detalhadas ou realizar ações mais específicas.
VII-Manter organizados os documentos (prescrições, notas de recebimento, entre outros) da unidade de dispensação – as prescrições devem ser arquivadas por dia e de forma que sejam encontradas prontamente, caso haja a necessidade. As notas também devem ser arquivadas em pastas para serem acessadas em caso de dúvidas.
VIII-Comunicar ao farmacêutico responsável as intercorrências relativas a erros de dispensação e desvio da qualidade de medicamentos – qualquer dúvida apresentada pelo técnico deve ser comunicada ao farmacêutico, deve-se seguir uma regra importante: ”na dúvida, não dispense”, deve-se procurar o prescrito e comunicar o que gerou a dúvida. No caso de suspeita de desvio de qualidade, o medicamento deve ser segredado e o fato comunicado ao farmacêutico responsável.


Serviços Gerais
            Responsáveis pela limpeza das salas, consultórios, responsáveis pela remoção do lixo infectado e lixo comum, limpeza geral da unidade.
Portaria
          Responsável pela recepção do público que chega à unidade, informando o usuário e o encaminhando para o ACS (posso ajudar) e auxiliar na vigilância da unidade.
Vigilância
         Assegurar a segurança patrimonial da unidade.





Elaboração:



Marcia Mattos – Diretor da Policlínica Rodolpho Rocco
Helio José Dias Ventura - Diretor da Divisão Assistencial e Saúde
Paula
Paulo Cesar da Silva Braga - Diretor da Policlínica Rodolpho Rocco














Versão 3.0 – outubro de 2013

 
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